Estrada de terra? Confira dicas para não comprometer seu veículo

Estrada de terra? Confira dicas para não comprometer seu veículo

Todos sabemos que dirigir em vias pavimentadas é ideal, seja para viagem, passeio ou trajetos rotineiros. No entanto, as estradas de terra fazem parte da biografia de todo motorista, sendo uma experiência praticamente inevitável. E, caso você não esteja acostumado com esta prática, algumas dicas podem te ajudar a se preparar para encarar este desafio. Pensando nisso, separamos cinco pontos que podem fazer a diferença e evitar frustrações.

Cuidado com as curvas!

 

 

 

 

 

 

 

 



Ao dirigir na terra, a atenção deve ser redobrada na hora das curvas. Isto porque a aderência tende a ser ruim em estradas rurais, o que torna arriscado aumentar a velocidade. Assim, é recomendável diminuir quando estiver realizando curvas, sobretudo em descidas.

Equilíbrio, sempre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Talvez a principal dica sobre estradas de terra, o equilíbrio ideal de velocidade é fundamental para sua direção. Andar com o veículo em alta velocidade é extremamente perigoso pois, além de poder provocar acidentes, aumenta a tendência dos pneus a derrapar. Dirigir muito devagar também pode ser comprometedor, levando seu veículo a atolar. Por isso, busque encontrar um ponto equilibrado. Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a velocidade máxima para estradas de terra é de 60 km/h.

Esteja com seu veículo em dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Embora seja trivial, é sempre importante ressaltar a importância das revisões para seu utilitário. Um veículo em boas condições pode enfrentar até mesmo vias de difícil acessibilidade. Por isso, assim como em viagens, é sempre indicado realizar uma revisão antes de pegar a estrada.

Pneu adequado? Saiba escolher!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Pneus mistos são ideais para você que costuma pegar a estrada ocasionalmente, pois são peças desenhadas para bom uso tanto em perímetros urbanos quanto em vias rurais. Parece caro, não? Bom, embora os pneus mistos apresentem valores variados, seus preços não diferem muito dos pneus comuns, sendo assim uma boa aposta para qualquer um.

Choveu? Tenha calma!

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Dificilmente alguém gosta de dirigir na chuva. Este cenário se torna ainda mais agravado quando tratamos de estradas de terra. A chuva irá diminuir consideravelmente sua aderência ao solo, possibilitando derrapagens com maior facilidade. Para ter mais segurança, procure deixar seu veículo em marchas de maior torque, buscando sempre dirigir em pouca velocidade.