5 dicas para dirigir na chuva

5 dicas para dirigir na chuva

Apesar de ser preferível dirigir em um clima agradável, não é sempre que essa possibilidade está disponível. E, embora seja uma nova experiência, algumas dicas podem te ajudar a se preparar para encarar este desafio. Pensando nisso, separamos cinco pontos que podem fazer a diferença e evitar frustrações na hora de dirigir em tempo chuvoso.


Mantenha distância do veículo na sua frente


Essa é uma dica que vale para qualquer clima, mas especialmente na chuva. Isso porque a pista molhada facilita deslizes e eventuais colisões, sobretudo no caso de freadas bruscas. 10 metros já pode ser considerada uma distância segura, desde que você esteja atento na direção.


Chuva muito forte? Vale a pena esperar


No caso de um verdadeiro ''toró'', é sempre válido e recomendável parar o veículo e esperar São Pedro se acalmar. Além da visão prejudicada, o risco de aquaplanagem também aumenta, devido a quantidade excessiva de água nas pistas.


Cuidado com a aquaplanagem


Um grande medo de motoristas durante a chuva é o fenômeno conhecido como aquaplanagem. Ao passar por cima de um asfalto molhado, o carro pode perder o contato direto com a pista, o que resulta em uma derrapagem. Freios em dia e pneus em bom estado são fundamentais para evitar esse risco. Além disso, mantenha a velocidade do veículo baixa, assim você não terá problemas.


Farol baixo


Embora seja lei, é sempre bom reforçar esse ponto. Nos dias de chuva, o farol baixo ajuda na visibilidade, sobretudo no caso de neblina. Em contraponto, o farol alto reflete diretamente nas gotas de água, atrapalhando a visão dos demais motoristas.


Evite ultrapassagens


Se possível, evite realizar manobras de ultrapassagens durante a chuva. A pista molhada dobra o risco em qualquer tipo de manobra e o aumento da velocidade criado durante uma ultrapassagem apenas intensifica o perigo. Dirija com cuidado e calma, seu destino não irá sair do lugar.